Cuidando da saúde mental em momentos incerteza
Cuidando da saúde mental em momentos incerteza

Os seres humanos gostam de certeza. Estamos muito empenhados em querer saber o que está acontecendo e perceber quando as coisas parecem ameaçadoras para nós. Quando as coisas parecem incertas ou quando geralmente não nos sentimos seguros, é normal nos sentirmos estressados. Essa mesma reação, enquanto estiver lá para nos proteger, pode causar todo tipo de confusão quando houver uma sensação de incerteza e informações conflitantes ao nosso redor.

Uma grande parte da ansiedade vem da sensação do que achamos que devemos ser capazes de controlar, mas não podemos. No momento, muitos de nós estamos preocupados com o COVID-19, conhecido como “Coronavírus”. Podemos nos sentir impotentes sobre o que acontecerá ou o que podemos fazer para evitar mais estresse. A incerteza também pode se conectar à nossa incerteza sobre outros aspectos de nossas vidas, ou nos lembrar de tempos passados ​​em que não nos sentíamos seguros e o futuro imediato era incerto.

Em tempos como esse, nossa saúde mental pode sofrer. Nem sempre sabemos que isso está acontecendo. Você pode se sentir mais tenso do que o habitual, irritado, desamparado ou triste. Você pode perceber que está mais frustrado com os outros ou deseja evitar completamente qualquer lembrete do que está acontecendo. Para aqueles que o bem-estar mental já se sente afetado, podem se sentir mais deprimidos ou menos motivados para realizar atividades diárias.

É importante observar que não estamos desamparados diante dos eventos de notícias atuais. Sempre podemos escolher nossa resposta.

Se estiver com dificuldades, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental diante da incerteza:

Separe o que está sob seu controle do que não está

Há coisas que você pode fazer e é útil focar nelas. Lave suas mãos. Lembre os outros a lavarem as deles. Tome suas vitaminas. Limite seu consumo de notícias.

Faça o que lhe ajuda a sentir uma sensação de segurança

Isso será diferente para todos e é importante não se comparar aos outros. Tudo bem se você decidiu o que faz com que você se sinta seguro é limitar a presença de grandes eventos sociais, mas certifique-se de se separar quando estiver se isolando com base no potencial de doença versus se isola porque é parte da depressão.

Exponha-se à natureza mesmo praticando distanciamento social

Caminhe em seu bairro ou vizinhança. O sol é uma fonte importante de vitamina D, vital para o nosso organismo. Sempre bom tomar um pouco de ar fresco e ter um tempo de qualidade com alguém da família. O exercício também ajuda a sua saúde física e mental.

Desafie-se a permanecer no presente

Talvez sua preocupação esteja aumentando – você não está apenas pensando no que está acontecendo atualmente, mas também se projetando para o futuro. Quando você se preocupar com algo que não aconteceu, volte para o momento presente. Observe as imagens, sons, gostos e outras experiências sensoriais em seu momento imediato e nomeie-os. Envolver-se em atividades de atenção plena é uma maneira de ajudar a manter-se fundamentado quando as coisas parecem estar além do seu controle.

Mantenha-se conectado e busque suporte se for preciso

Converse com amigos de confiança sobre o que você está sentindo. Se você estiver particularmente ansioso ou com preocupado com a sua saúde mental, não há problema em entrar em contato com um profissional para obter apoio. Você não precisa ficar sozinho com a sua preocupação e pode ser reconfortante compartilhar o que está experimentando com aqueles treinados para ajudar.

Estamos nisso juntos, e a ajuda está sempre disponível.

Espaço Joelma Ruiz 

(11) 3539-3152

(11) 98502-4116

Alameda dos Tupinás, 649

joelma@joelmaruiz.com.br

Texto traduzido e adaptado do site AFSP.