Como encontrar propósito e conexão durante uma pandemia
Como encontrar propósito e conexão durante uma pandemia

Pesquisas sugerem que crises não causam apenas estresse e sofrimento; elas também podem nos motivar a ajudar os outros e encontrar novas direções de propósito na vida. E em meio à crise global de hoje, é o que pode acontecer conosco e com muitas pessoas ao nosso redor.

Veja como.

Encontrando propósito no serviço

Procurar maneiras de fazer a diferença parece ser uma resposta humana natural quando enfrentamos adversidades. Em seu livro Jolt, o autor Mark Miller descreve como eventos traumáticos imprevisíveis da vida podem realmente inspirar as pessoas a mudar e crescer, colocando-as no caminho do propósito.

Uma pesquisa sobre altruísmo se concentrou em suas raízes positivas, enquanto a pesquisa sobre os efeitos da vitimização e do sofrimento se concentrou na agressão e nas dificuldades de funcionamento. No entanto, estudos de caso e algumas pesquisas empíricas indicam que vitimização e sofrimento também podem levar as pessoas a se preocuparem e ajudarem outras pessoas. Foram examinadas a relação do “altruísmo nascido do sofrimento” com a resiliência e o crescimento pós-traumático e propostas influências potencialmente facilitadoras sobre o altruísmo nascido do sofrimento durante, depois e antes da vitimização e trauma. Isso inclui experiências que promovem a cura, a compreensão do que levou os malfeitores a suas ações, tendo recebido ajuda e ajudado a si próprio ou a outras pessoas no momento do sofrimento, carinho por outras pessoas e modelos pró-sociais. O estudo sugere mudanças psicológicas que podem resultar dessas influências e levar a ações altruístas: fortalecimento do eu, orientação mais positiva para as pessoas, empatia e crença na responsabilidade pessoal de alguém pelo bem-estar dos outros.

Um senso de propósito pode surgir da crise – e também é verdade que esse propósito, além de ajudar os outros, pode nos ajudar a passar por crises com maior força e resiliência.

Fazendo conexões significativas

Além da escassez de suprimentos e dos riscos à saúde, a solidão é outro problema que muitos de nós enfrentamos atualmente, que pode ter sérias consequências para o nosso bem-estar e longevidade. Com o advento da tecnologia, é possível encontrar sentido em fazer parte de diferentes comunidades e ajudar outras pessoas isoladas a permanecerem conectadas.

Se você está procurando maneiras de fazer a diferença e se conectar com suas comunidades, aqui estão algumas ideias:

  • Conecte-se através das diferenças

Procure organizações que conectam virtualmente diversos grupos de pessoas para conversação e companhia nesses tempos.

  • Participe de um grupo de apoio

Durante essa pandemia, houve um aumento de grupos de “ajuda mútua”, ajudando voluntários a criar redes informais para apoiar seus vizinhos, como por exemplo, fornecendo mantimentos ou medicamentos.

  • Converse com seus vizinhos

Quantos de nós vivemos em um bairro há vários anos e não estamos conectados com os que estão por perto? As redes nos permitem ficar conectados a outras pessoas localmente, e os membros também podem postar e oferecer ajuda.

  • Conecte suas pequenas ações diárias a um propósito maior

Ouvi recentemente alguém dizer que “Estamos todos procurando por uma luz no fim do túnel. Em vez de procurar essa luz, precisamos nos tornar agora essa luz. ” Observe como nossas pequenas ações diárias, como observar o distanciamento físico, podem ter efeitos poderosos.

  • Torne-se um organizador

Você pode reunir membros de sua comunidade em uma chamada de vídeo e identificar maneiras de se manter conectado ou aproveitar os esforços da comunidade que deseja apoiar como um grupo.

Fonte (texto traduzido e adaptado) : Greater Good Science Center at UC Berkeley

Espaço Joelma Ruiz 

Contato:

(11) 3539-3152

(11) 98502-4116

Alameda dos Tupinás, 649