Saibam quais são os transtornos de ansiedade
Saibam quais são os transtornos de ansiedade

Esses distúrbios são um grupo de problemas psicológicos mais frequentemente encontrados nas mulheres do que nos homens e os sintomas são ansiedade excessiva, sensação de medo, inquietação e evitação e comportamentos compulsivos. Os transtornos de ansiedade incluem vários problemas.

Distúrbio de ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada é um estado de inquietação permanente e preocupação excessiva, por pelo menos seis meses. Essa angústia não está ligada a nenhum objeto ou situação precisa. É caracterizada por ser difuso e onipresente. É uma inquietação excessiva de todos os momentos da vida diária (profissional, familiar, emocional, social).

Síndrome do pânico

O transtorno de pânico pode tornar-se incapacitante para a pessoa, podendo levar ao abandono de qualquer atividade que requeira um mínimo de esforço, responsabilidade ou exposição pessoal, como trabalho, hobbies, festas, entre outros.

Transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade que pode se desenvolver quando uma pessoa é confrontada com um risco maior para sua segurança, um evento traumático associado à morte, ameaça de morte ou lesão grave, própria ou de terceiros. A TSPT também pode estar ligada a traumas emocionais contínuos, como violência em um relacionamento.

Fobia específica

A fobia específica ou simples é um transtorno de ansiedade caracterizado pela presença de um medo intenso e persistente de objetos ou situações bem definidas. Não é apenas um medo extremo, mas um medo irracional desencadeado pela presença ou antecipação de objetos ou situações específicas. A exposição, real ou possível, provoca uma resposta imediata de ansiedade significativa. Muitas das fobias específicas são consideradas derivadas de medos básicos típicos da evolução da espécie humana, como o medo de danos físicos ou de animais. Pessoas com uma fobia específica podem temer o máximo possível os danos, como enlouquecer, fazer papel de bobo, ter um ataque cardíaco, de pânico ou desmaiar.

Fobia social

Falar em público, pedir informações a um estranho, ir a uma entrevista de emprego… Nessas situações habituais do dia a dia, é normal que todos sintamos certo desconforto, até uma tensão interior. Essa ansiedade, que pode ser assimilada ao nervosismo ou timidez, não tem nada de patológico. Mas quando a apreensão se transforma em pânico e nos paralisa completamente em nosso relacionamento com os outros, então falamos de fobia social.

Desordem Compulsiva Obsessiva (Mais conhecida como TOC-Transtorno obsessivo compulsivo)

É um transtorno de ansiedade potencialmente incapacitante. Como o próprio nome sugere, é caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos) e compulsões (formas de comportamento aparentemente desprovidas de sentido e extremamente difíceis de controlar).