Saibam quais são os transtornos de ansiedade
Esses distúrbios são um grupo de problemas psicológicos mais frequentemente encontrados nas mulheres do que nos homens e os sintomas são ansiedade excessiva, sensação de medo, inquietação e evitação e comportamentos compulsivos. Os transtornos de ansiedade incluem vários problemas.
Distúrbio de ansiedade generalizada
O transtorno de ansiedade generalizada é um estado de inquietação permanente e preocupação excessiva, por pelo menos seis meses. Essa angústia não está ligada a nenhum objeto ou situação precisa. É caracterizada por ser difuso e onipresente. É uma inquietação excessiva de todos os momentos da vida diária (profissional, familiar, emocional, social).
Síndrome do pânico
O transtorno de pânico pode tornar-se incapacitante para a pessoa, podendo levar ao abandono de qualquer atividade que requeira um mínimo de esforço, responsabilidade ou exposição pessoal, como trabalho, hobbies, festas, entre outros.
Transtorno de estresse pós-traumático
O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade que pode se desenvolver quando uma pessoa é confrontada com um risco maior para sua segurança, um evento traumático associado à morte, ameaça de morte ou lesão grave, própria ou de terceiros. A TSPT também pode estar ligada a traumas emocionais contínuos, como violência em um relacionamento.
Fobia específica
A fobia específica ou simples é um transtorno de ansiedade caracterizado pela presença de um medo intenso e persistente de objetos ou situações bem definidas. Não é apenas um medo extremo, mas um medo irracional desencadeado pela presença ou antecipação de objetos ou situações específicas. A exposição, real ou possível, provoca uma resposta imediata de ansiedade significativa. Muitas das fobias específicas são consideradas derivadas de medos básicos típicos da evolução da espécie humana, como o medo de danos físicos ou de animais. Pessoas com uma fobia específica podem temer o máximo possível os danos, como enlouquecer, fazer papel de bobo, ter um ataque cardíaco, de pânico ou desmaiar.
Fobia social
Falar em público, pedir informações a um estranho, ir a uma entrevista de emprego… Nessas situações habituais do dia a dia, é normal que todos sintamos certo desconforto, até uma tensão interior. Essa ansiedade, que pode ser assimilada ao nervosismo ou timidez, não tem nada de patológico. Mas quando a apreensão se transforma em pânico e nos paralisa completamente em nosso relacionamento com os outros, então falamos de fobia social.
Desordem Compulsiva Obsessiva (Mais conhecida como TOC-Transtorno obsessivo compulsivo)
É um transtorno de ansiedade potencialmente incapacitante. Como o próprio nome sugere, é caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos) e compulsões (formas de comportamento aparentemente desprovidas de sentido e extremamente difíceis de controlar).