Vamos falar das emoções?
Vamos falar das emoções?

O que são emoções?

As emoções são a própria vida. Eles constituem o tecido do nosso cotidiano, dão textura e consistência tanto aos nossos melhores momentos como às nossas dificuldades e perturbações mais dolorosas. Dia a dia nos deixamos levar pelas nossas emoções e muitas vezes não é fácil saber como gerenciá-las ou que posição tomar diante delas. Para isso, é conveniente conhecer a natureza e as características das emoções.

Elas são tanto um estado quanto uma variação do corpo. São a forma como nos relacionamos com o mundo. Por um lado, permitem-nos adaptar-nos a novas situações que nos apresentam desafios e exigem adaptações, nos criam novas formas de agir e pensar perante as situações da vida em geral. Ela nos prepara para a ação, mas também nos leva à reflexão e à criação. Sem emoções, seria impossível entendermos o que está acontecendo na forma de perceber a realidade, mas também, por outro lado, permitem nos criar novas formas de agir e pensar perante as situações da vida.

Tipos de emoções: positivas e negativas

Existem dois tipos fundamentais de emoções. Entre as principais do lado positivo estão alegria, gratidão, amor, admiração, satisfação e gentileza. Do lado negativo, embora inevitáveis, estão tristeza, medo, culpa, ressentimento, estresse e angústia.

Em termos gerais, as emoções positivas são aquelas que aumentam nossa capacidade de agir e pensar, bem como nossa força de existir. E as emoções negativas são todas aquelas que diminuem nossa capacidade de agir e pensar, bem como nossa força de existir. Isso não quer dizer que devemos apenas ter as positivas e rejeitar as negativas. Ambas são emoções necessárias e importantes. As negativas, você pode dizer, devem ser tratadas como uma espécie de trampolim que nos lança em direção às positivas.

Nesse sentido, pode-se dizer que as emoções são sinais ou indicadores, por exemplo, que precisamos conseguir aprender sobre certos aspectos da vida, ou melhorar certos pontos de vista sobre uma situação.

As emoções negativas são ruins?

Não é que sejam ruins: o mal, se podemos dizer assim, tem a ver com uma certa maneira inadequada de viver as emoções negativas. Este modo as prioriza sobre as positivas. Ou experimenta emoções de tal forma que não permite escapar das emoções negativas. Por exemplo: sentir tristeza após a morte de um ente querido ou após um rompimento, é um sinal positivo que indica o manejo adequado da situação. Porém, passar 15 anos trancado na tristeza por esse acontecimento, sugere uma forma de viver a situação que não permite sair dela.

Essas formas de lidar com nossa tristeza negativa são inadequadas porque nos conduzem a um modo de vida que tira nossas forças e nos impede de seguir. As emoções negativas são uma oportunidade de assistir, ouvir e entender sobre questões pendentes que não estão indo bem em nossas vidas.
As emoções negativas não são obstáculos no modo de vida, elas fazem parte do caminho.

Sinais de que não há gerenciamento adequado das emoções.

Se você exibir qualquer um dos seguintes comportamentos ou sinais, é muito provável que tenha sido pego em uma má gestão das emoções:

• Evitar família ou amigos.
• Estar convencido de que a vida não traz coisas boas para você no futuro.
• Consumir muito álcool ou drogas.
• Pensar constantemente em eventos dolorosos.
• Apresentar problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e outras condições.
• Ser incapaz de aproveitar o presente.
• Planejar vingança contra alguém.
• Ter explosões de raiva.

É sobre como controlar as emoções?

Não se trata de controlar as emoções, mas de estar em harmonia com elas. Da mesma forma que os marinheiros usam o vento para dar direção ao navio, também podemos aprender a usar as emoções e usar sua força sem a necessidade de dominá-las ou apaziguá-las.

Em essência, as emoções são como somos informados pela realidade e, portanto, têm valor adaptativo e criativo. Por um lado, permitem-nos adaptar-nos a novas situações que nos apresentam desafios e exigem adaptações na nossa forma de perceber a realidade. Mas também, por outro lado, permitem-nos criar novas formas de agir e pensar perante as situações da vida em geral.