Como ajudar alguém em luto?
Como ajudar alguém em luto?

Estar diante de uma pessoa que perdeu alguém ou algo que ama é, muitas vezes, uma situação tão difícil quanto delicada. E quando esse alguém é um animal de estimação? Queremos ajudar, mas não sabemos como. Há alguns passos, entretanto, que podem fazer a diferença em um momento como esse. Vamos ser facilitadores desse processo?

Deixe a pessoa falar

Ficar próximo e compreender que o luto é uma experiência desorganizadora e bastante individual — afinal, cada um reage de uma forma diante da morte do que se ama, seja um ser humano, seja um animal de estimação, um objeto material significativo, um emprego, cargo, imagem corporal –  já é uma ajuda e tanto.

Não fale por falar

Frases prontas como “Você tem que ser forte, não chore”,  “Ele viveu bastante” ou “Que exagero, era só um animal!”  “Logo você arruma outro emprego” mais atrapalham do que ajudam. Por que? Bom, porque elas não validam em nada o sofrimento do enlutado.

Compreenda o processo do luto

Quem perde um ente querido ou algo significativo costuma alternar entre dois comportamentos: a perda (aquele momento de tristeza e de questionamento da morte) e a restauração (quando a pessoa olha para a vida com tranquilidade e faz planos para o futuro). Seja em qual deles ela estiver, ouça, se faça presente e tente ajudar em atividades cotidianas que ela provavelmente não terá motivação para realizar, como lavar a louça ou cozinhar uma refeição.

Respeite o tempo de cada um

Pode ser que o cuidador leve um tempo para tirar do lugar a caminha do pet ou decidir o que fazer com as roupinhas, os pertences da pessoa, a procurar em novo emprego ou compreender a nova imagem corporal. Isso não é necessariamente a negação da morte, mas talvez apenas o tempo da pessoa para enfrentar esse ritual. Respeitar esse momento e sugerir uma caixa de lembranças, onde podem ser guardados todos esses objetos significativos, são dicas que facilitam o processo do luto.

Seja sincero com as crianças

A notícia deve ser dada aos pequenos por alguém com quem eles tenham intimidade e o mais breve possível. Metáforas como “Ele virou estrelinha” podem causar ainda mais confusão. Por isso, não tenha medo de usar a palavra morte. Pode ser que essa seja a primeira experiência de perda da criança e, nesse momento, ser verdadeiro e estar disponível para responder os questionamentos que surgirem é essencial. Assim, ela perceberá que é possível lidar com a morte de um ente querido e que não está sozinha em sua dor.

Ajude o enlutado a ressignificar as datas comemorativas

Como comemorar aniversário, Natal ou Ano Novo após a perda de um ente querido? Esses dias, sem dúvidas, costumam ser dolorosos, uma vez que são vividos pela primeira vez em muito tempo sem aquele ser amado. Além de estar próximo, ajudar a lembrar dos bons momentos — incluindo a visita à lugares que o ente querido costumava passear ou a contemplação de fotos antigas — pode fazer com que o cuidador vivencie esses dias com mais leveza. Afinal, quem perdemos continua vivo dentro dos nossos corações.

Aconselhe um destino apropriado ao animal de estimação

Diante de tantos sentimentos e informações a serem processadas, auxiliar o cuidador  referente ao destino do corpo é extremamente bem-vindo. O enterro é, na maioria da vezes, a primeira opção que vem à nossa mente. Entretanto, é também a menos ecológica. Isso porque o corpo em decomposição elimina uma substância altamente tóxica (o chorume) que, ao entrar em contato com a terra, penetra diretamente as camadas do solo. Já a cremação não interfere no meio ambiente e ainda oferece à família a possibilidade de guardar as cinzas como uma lembrança eterna se ela desejar.

Pensar em um animal de companhia é como pensar em um ente querido da família, com o qual dividimos nossas alegrias, nossas angústias, nossa vida.

O processo do luto pela perda do animal é natural e saudável. Mas juntos, respeitando essa dor, podemos ajudar e sermos facilitadores desse processo.

Add Comment

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados *