8 hábitos que podem estar interferindo na sua saúde mental
8 hábitos que podem estar interferindo na sua saúde mental

Sua saúde mental é a base da sua saúde vital, e você deve cuidar dela da mesma forma que sua saúde física. O declínio da saúde mental leva a um padrão de vida e saúde precário.

Os transtornos mentais geralmente representam um estresse social e até econômico para um indivíduo e sua família. Por isso, proteger a sua capacidade mental é a chave para uma vida produtiva.

Neste artigo, você aprenderá como hábitos podem afetar negativamente a saúde mental. Podem ser coisas cotidianas nas quais você se dedica, sem saber que elas afetam negativamente sua saúde. Uma reflexão sobre esses hábitos fará sua saúde mental florescer e até reverter alguns dos efeitos já causados. São eles:

Falta de exercício

Existe um vínculo claro entre exercício e saúde mental. Ao se exercitar, o cérebro ativa serotonina e endorfina, que quando liberadas, melhoram o humor. Estudos demonstram que a falta de atividade física pode causar depressão, e o risco de adoecer é duas vezes maior para quem não se exercita. Exercitar-se regularmente trará mais benefícios para o seu bem-estar mental.

Estresse 

O estresse é uma parte normal da vida, mas o estresse excessivo prejudica o cérebro. Isso ocorre porque, quando estamos estressados, o cérebro libera o hormônio cortisol que, quando secretado em grandes quantidades, impede o funcionamento do cérebro. O estresse também pode inibir o aprendizado e a memória.

Uso excessivo da tecnologia

A ideia de que estar conectado ao telefone e mídias sociais nos deixa mais informados não é errada. Mas tudo tem um limite. Acessar os nossos smartphones o tempo todo tem efeitos prejudiciais à saúde mental. Um estudo realizado recentemente mostrou que o uso de várias plataformas de mídia social pode até nos deixar deprimidos.


Busca exagerada pelo perfeccionismo

Existe perfeccionismo negativo e positivo. A perfeição positiva é o que você deve viver, e isso significa estabelecer metas que você pode cumprir e ficar bem quando as coisas não estão acontecendo perfeitamente. A perfeição negativa é o que afeta sua saúde mental, e é quando você define metas que estão acima do seu alcance, exigindo perfeição em tudo e refletindo demais sobre o fracasso. Temos que aprender que a perfeição não existe e devemos fazer o que é humanamente possível em todas as áreas de nossa vida.

Irritação sem moderação

Ser irritado faz parte da sua personalidade e você sempre assumiu que é apenas o seu temperamento? Não é bem verdade. Estudos mostram que a irritação descontrolada leva ao nevoeiro mental, quando não pensamos direito. A raiva é uma emoção normal, mas a raiva contida é um sentimento do qual devemos trabalhar para controlar e nos livrar completamente. A raiva não apenas faz você parecer ruim e dizer coisas das quais pode se arrepender para sempre, mas também prejudica sua saúde mental. Falar quando você está com raiva libera a tensão que está em seu corpo e alivia a ansiedade.

Não estar dormindo o suficiente

Você pode se sentir muito ativo e eficiente quando diz que dorme apenas 4 horas por noite, mas o que está realmente fazendo é comprometendo lentamente sua saúde mental. A falta de sono dificulta a comunicação das células cerebrais como deveriam, e também enfraquece as células do cérebro, dando-lhe pausas mentais. Devemos ter de sete a oito horas recomendadas de sono todos os dias para preservar nossa saúde mental.

Procrastinação

Procrastinar é evitar tarefas estressantes, mas importantes, e fazer as que são agradáveis ​​e não tão importantes no momento. Esse hábito que parece inocente e não faz muito mal, mas faz de você uma pessoa de última hora pode ser bastante prejudicial à sua saúde mental. A procrastinação o deixará estressado, porque você sente o peso daquilo que não fez, mas deve fazer. A procrastinação, portanto, leva à ansiedade e ao estresse e consequentemente problemas de saúde mental.

Manter relacionamentos que não são saudáveis

Relacionamentos não-saudáveis podem prejudicar seu bem-estar mental. Esse tipo de relação pode afetar nossas emoções que, por sua vez, levam à ansiedade e depressão. Devemos saber reconhecer quais relacionamentos não nos fazem bem. Não importa se é um relacionamento com a família ou amigos, pois todos eles têm as mesmas consequências negativas e não preservar seu bem-estar mental.

Pode levar um tempo para que possamos erradicar todos esses hábitos; portanto, a chave é escolher um e começar com ele. Os resultados progressivos obtidos serão a força para abandonar outros hábitos prejudiciais. O mais importante: não deixe a sua saúde mental para depois.

Fonte (texto traduzido e adaptado) : Thrive Global

Espaço Joelma Ruiz 

Contato:

(11) 3539-3152

(11) 98502-4116

Alameda dos Tupinás, 649